Um milhão de pessoas morrem, todo ano, por alguma doença negligenciada

Consórcio de pesquisadores buscam desenvolver remédios

Publicado em 16/12/2023 - 08:30 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Organização Mundial da Saúde classifica, atualmente, cerca de 20 doenças negligenciadas, como chagas, leishmaniose, hanseníase, dengue e raiva. Elas afetam cerca de dois bilhões de pessoas no mundo, sobretudo as marginalizadas. E, por isso, o professor do Instituto de Química da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, Luiz Carlos Dias, defende uma política de Estado voltada para o assunto.

“O Brasil, historicamente, nunca investiu em desenvolvimento de novos medicamentos. Muito menos pra essas doenças tropicais, que afetam populações negligenciadas, incluindo mulheres, crianças e populações indígenas. Pra enfrentar, precisa-se de liderança e de um esforço político e econômico conjunto. Nós precisamos de uma política de estado. Coisa que nós não temos”, aponta Dias.

O professor Luiz Carlos coordena o consórcio internacional com pesquisadores de outros países e entidades brasileiras, que unem forças para o desenvolvimento de remédios para as doenças em questão.

Segundo a financiadora de pesquisas FAPESP, a redução do financiamento público se agravou durante a pandemia. Para se ter uma ideia, de 2019 para 2020, o valor investido caiu 73%. Por outro lado, o especialista defende que de nada adianta ter financiamento, ter o produto pronto, se não há políticas públicas que façam tudo chegar na ponta, para quem realmente precisa.

“Não basta você ter o medicamento, você ter a vacina, você ter aquela alternativa terapêutica. Você precisa levar esse medicamento, essa vacina, até a ponta, até quem mais precisa. Inclusive levando diagnóstico. Tornando, assim, a cobertura universal de saúde uma realidade. Porque é preciso aliviar essa carga de doenças e é preciso abordar questões fundamentais. Isso é questão de direitos humanos: você levar o medicamento para quem precisa”, finaliza o professor.

O consórcio com pesquisadores internacionais envolve, no Brasil, a DNDI, iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas. A Coordenadora de pesquisa de fármacos da entidade, Luiza Reis explica que a ideia é garantir o acesso da população aos produtos desenvolvidos e capacitar, cada vez mais, os pesquisadores brasileiros.

“O processo de descoberta dos novos medicamentos é um processo muito demorado, oneroso, então trabalha com várias parcerias, no Brasil e em mundo, pra tentar trazer esses medicamentos pra população negligenciada. A indústria farmacêutica é muito forte no norte global. Um dos trabalhos da DNDI é justamente esse: construir uma rede de pesquisadores, uma rede de pesquisa, pra tentar descobrir, tentar melhorar a vida das pessoas, pra não depender só daquele salvador do norte global”, explica Luiza.

Este ano o Ministério da Saúde lançou a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Entre os seis eixos previstos no projeto, está o Programa para Populações e Doenças Negligenciadas, com foco em tuberculose, dengue, esquistossomose e hanseníase. A ideia é estimular a produção de tecnologias de “prevenção, diagnóstico e tratamento” da população afetada.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo