Fiocruz deve apresentar teste rápido para doença de Chagas

Publicado em 24/01/2024 - 17:04 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional* - São Luís

Pesquisadores da Fiocruz Bahia estão próximos de apresentar um novo exame que diminui o tempo para o diagnóstico e dá um resultado mais preciso para quem sofre da doença de Chagas. O paciente com sintomas que busca o Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente passa por dois exames sorológicos, num intervalo de 21 dias, para que seja identificada a existência do protozoário Trypanosoma cruzi, responsável pela doença na corrente sanguínea.  

A infecção pela doença de Chagas acontece por meio da picada do inseto, conhecido como barbeiro. A doença tem duas fases: uma aguda, muitas vezes assintomática, ou com sintomas semelhantes a de uma virose; e, uma fase crônica, em que o doente pode apresentar problemas digestivos e cardiológicos graves. Como explica o cardiologista Fausto Stauffer. 

"Uma vez que eu deixei passar a fase aguda e não tratei ali o Trypanosoma cruzi com a droga específica, infelizmente, ele sofre a fase crônica da doença. E aí na fase crônica, eu só vou tratar realmente já os efeitos que essa doença já teve no meu organismo. Se for do ponto de vista cardiológico, a gente tem paciente que realmente acaba indo a óbito por causa da insuficiência cardíaca causada pela doença de Chagas".

O Exame único, batizado de Teste Rápido Bio Manguinhos, quer oferecer um resultado minutos após a coleta de sangue e acabar com resultados inconclusivos e falso-positivo. 

Fred Luciano Santos explica a atual fase dos estudos. "Hoje a Fiocruz já produz esse teste, ele já está à disposição do Ministério da Saúde, né? Ele já existe registro na Anvisa. A única coisa que tá faltando para esse teste tá na na na atenção primária em saúde no Brasil é um ministério incorporar a tecnologia junto ao SUS, aí em que fazer uma avaliação de custo efetividade, de impacto orçamentário, e também uma avaliação de desempenho.  Essa avaliação de desempenho, nós já fizemos o ministério ano passado". 

Para essa avaliação de custo e resultado, os exames rápidos para diagnóstico da doença de Chagas serão aplicados na população de duas cidades do interior da Bahia.  A previsão é que esta etapa ocorra no próximo mês de março.  

Segundo o pesquisador, a partir dos resultados, serão realizadas análises de custo-efetividade de impacto orçamentário para que o novo teste seja incorporado ao SUS. 

*Com produção de Joana Lima e Dayana Vitor, da Rádio Nacional em São Luís, Madson Euler 

Edição: Samia Mendes/Pollyane Marques

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo