Nova linhagem de covid-19 é descoberta em Pernambuco

Com medidas preventivas em dia, não há motivos para pânico

Publicado em 10/01/2024 - 16:37 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma nova linhagem de covid-19 foi descoberta pela Fiocruz de Pernambuco. É a JN.1 - uma subvariante da Ômicron que chegou ao estado.

Também conhecida como Pirola, a subvariante foi identificada por meio do sequenciamento genômico, com amostras de pacientes enviadas pelo Laboratório Central de Pernambuco, provenientes das cidades Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Paulista, Recife e Salgueiro.

Além de ser mais transmissível, a nova variante está associada ao aumento do número de casos que está sendo observado não só em Pernambuco, mas também no Ceará, segundo informou o pesquisador da Fiocruz Pernambuco, Gabriel Wallau.

“Essa linhagem tem uma certa vantagem de transmissão. Isso quer dizer que ela é um pouco mais transmissível que as linhagens anteriores da Ômicron. Exatamente por isso que nós estamos detectando agora, na rede genômica Fiocruz, um aumento expressivo dessa linhagem e a substituição. As linhagens anteriores estão sumindo e essa está prevalecendo”, explica.

Ao todo, 46 amostras foram processadas para o sequenciamento. Dessas, foram obtidos 30 genomas com a linhagem e sublinhagens da Ômicron.

Gabriel Wallau explica que, por ser mutante, o vírus da covid-19 pode driblar a proteção que as vacinas promovem.

“A população se vacina, ou ela se infecta com a variante de SARS-CoV-2, desenvolve um complexo de anticorpos que neutraliza o vírus e o vírus, através de uma ou duas mutações, consegue escapar, parcialmente, dessa resposta imunológica. Então, por isso que ela consegue se espalhar mais rapidamente, se transmitir mais rapidamente na população e, assim, substituir as linhagens anteriores”.

Embora seja praticamente impossível evitar a circulação e a transmissão dessa nova linhagem do vírus da covid, o pesquisador da Fiocruz avalia que a maioria dos casos deve ser leve, desde que o calendário vacinal esteja em dia.

“Se a população estiver com a vacinação atualizada, realmente isso reduz muito as doenças graves relacionadas à covid-19. De uma forma geral, comparada com a Ômicron, as recomendações seguem as mesmas. Devemos manter nosso cartão de vacinação atualizado com as últimas vacinas, pra que a gente tenha um impacto bem reduzido dessa nova variante na população”.

O cientista afirma que não há motivos para pânico, desde que as medidas preventivas estejam em dia.

No caso de algum sintoma, a primeira providência é procurar uma unidade especializada para monitoramento.

Os dados sobre as linhagens em circulação do vírus da covid no Brasil são atualizados semanalmente e podem ser conferidos no site: genomahcov.fiocruz.br

 

Edição: Leila Santos / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo