Casos de dengue no Rio aumentam 56% em uma semana

Publicado em 13/02/2024 - 12:36 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os casos prováveis de dengue no estado do Rio de Janeiro já se aproximam de 40 mil. E chama atenção o crescimento expressivo de 56% em apenas uma semana.

De 5 a 12 de fevereiro, foram mais de 14 mil notificações. Desde o começo do ano, três mortes pela doença foram registradas. Para efeitos de comparação, em todo o ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde, contabilizou cerca de 51,5 mil registros prováveis da doença, com 32 mortes. Boa parte dos casos deste ano foi registrada na capital.

O município do Rio de Janeiro está em estado de emergência e reconhece oficialmente que vive uma epidemia, com 13.550 casos confirmados. Isso representa mais da metade dos casos de 2023 e quase o triplo de 2022.

Em parceria com o Ministério da Saúde, o município abriu 10 postos de atendimento exclusivos para as pessoas com suspeita da doença. E apesar da preocupação com o carnaval, já que milhares de turistas vieram para o Rio, as autoridades de saúde têm aproveitado os desfiles de bloco e das escolas de samba para fazer campanhas de conscientização pelo combate ao mosquito transmissor.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos estão em residências. O público da Marquês de Sapucaí também recebeu repelentes.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo