Casos de dengue, chikungunya e zika cresceram este ano no país

Publicado em 19/03/2024 - 08:19 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil registra, nesses primeiros três meses do ano, mais casos prováveis de dengue do que no ano passado inteiro. Já passa de 1,8 milhão.

E o número de mortos pela doença, 561, já é mais da metade do total de óbitos de 2023.

E tem mais...não é só a dengue que preocupa. O mosquito Aedes Aegypti também é o transmissor da zika e da chikungunya, duas doenças também em crescimento no país.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que os casos prováveis de chikungunya este ano cresceram, até agora, pouco mais de 55% em relação ao mesmo período do ano passado.

São mais de 91,5 mil casos no país. Apenas o estado de Minas Gerais registra mais de 58 mil deles, seguido da Bahia com pouco mais de 5,2 mil.

Até o momento, no país, 36 pessoas morreram por causa da chikungunya contra 106 em 2023.

A Zika  não causou este ano nenhuma morte no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2023, foram duas.

Mas, os casos prováveis aumentaram cerca de 16%, até agora, em relação ao mesmo período do ano passado.

São um pouco mais de 1,3 mil, praticamente todos no Espírito Santo.

A zika provoca dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

O zika vírus está associado a complicações neurológicas, como a síndrome de Guillain-Barré em adultos e a microcefalia em bebês nascidos de mães infectadas durante a gravidez.

Já a chikungunya provoca febre e dores persistentes e fortes nas articulações.

A dengue é caracterizada por febre alta, dores musculares e nas articulações.

Por enquanto, a melhor forma de combater as três doenças é impedir o nascimento do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.

Mantenha a caixa d´água bem fechada, amarre bem os sacos de lixo, coloque areia nos vasos de plantas, guarde pneus em lugares cobertos, limpe bem as calhas das casas, não acumule sucata e entulhos, esvazie garrafas pet, potes e vasos. Além disso, receba bem os agentes de saúde.

Para o caso da dengue tem vacina. O governo distribuiu mais de 1,2 milhão de doses da vacina japonesa contra a doença para os municípios com alta taxa de transmissão.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo