Convênio entre CNJ e cartórios extrajudiciais agiliza doação de órgãos

Publicado em 15/03/2024 - 19:38 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Conselho Nacional de Justiça e os cartórios extrajudiciais farão um convênio para facilitar a emissão dos documentos para autorizar a doação de órgãos.

Um aplicativo no telefone celular vai permitir a certificação da documentação. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (15) pelo corregedor nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão. De acordo com ele, mais do que desburocratizar, a ação representa um ato de cidadania ao estimular a doação de órgãos. 

O Brasil é o quarto país do mundo em número absoluto de transplantes. Ainda assim, cerca de 60 mil pessoas aguardam na fila de transplantes para receber algum órgão. A maioria espera por um novo rim, vindo, a seguir, os transplantes de fígado e coração.  

No ano passado, de cada 1.000 pessoas que morreram no país, cerca de 14,5% foram potenciais doadores, porque tiveram morte encefálica. Mas somente 2,6% tiveram órgãos captados. A principal barreira existente no país é a recusa familiar. Em 2023, mais de 40% das famílias negaram doar os órgãos do ente falecido.

Além disso, nem todos os estados têm estrutura para as cirurgias. Em 2023, somente três estados realizaram transplante de pulmão, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. E na Região Norte, por exemplo, nenhum hospital realiza transplante cardíaco.

Também por causa disso, os maiores índices de doadores foram verificados no Sudeste e no Sul do país. 

Edição: Tâmara Freire / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo