Dengue: cidade de São Paulo decreta estado de emergência

Publicado em 18/03/2024 - 16:35 Por Nelson Lin, repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A cidade de São Paulo decretou, nesta segunda-feira (18), estado de emergência em função da epidemia de dengue. Já são mais de 49,7 mil casos confirmados na capital e oito mortes.

A taxa de incidência da doença está em mais de 414 casos a cada 100 mil habitantes, acima do que é considerado epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) , que é de 300 casos a cada 100 mil.

Na última sexta-feira, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, já havia adiantado que o decreto seria publicado assim que a cidade atingisse os níveis de epidemia preconizados pela OMS.

Com o decreto, o município poderá receber recursos adicionais para o combate à dengue. O Ministério da Saúde informou este ano que reservou R$ 1,5 bilhão para apoiar estados e município no enfrentamento de emergências.

E a partir desta segunda-feira, o atendimento das unidades ambulatoriais da capital, as AMAs, foi ampliado, passando agora a encerrar suas atividades às 22h. A prefeitura também informou que contratou mais de 500 médicos para as suas unidades de saúde e segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram realizados mais de três milhões de ações de combate ao mosquito da dengue este ano. Em 2023, foram cinco milhões de ações.

O estado de São Paulo já decretou estado emergência em função da dengue no último dia 05 de março.

Lembrando que os principais sintomas de dengue são febre, dores nas articulações e manchas vermelhas no corpo. O tratamento é feito para atenuar os sintomas e alguns remédios não podem ser utilizados, como AAS e anti-inflamatórios.

Outra coisa importante a lembrar é que 80% dos focos do mosquito da dengue estão nas residências, por isso as pessoas precisam ficar atentas à água parada em vasos de plantas, nas vasilhas dos animais de estimação e tapar ralos, caixas d'água e vasos sanitários.

Na capital paulista, o cidadão pode ligar para o número 156 para solicitar à prefeitura a averiguação de terrenos baldios com possíveis focos de dengue.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo