Dengue começa a desacelerar no Norte, Centro-Oeste e Sudeste

Publicado em 27/03/2024 - 14:28 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os casos de dengue começaram a desacelerar em estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. 

Desde o início do ano, o Brasil alcançou mais de 2,3 milhões de notificações prováveis e 831 mortes.

Conforme dados divulgados nesta quarta-feira (27), pelo Ministério da Saúde, Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso já chegaram ao pico da doença e começam a apresentar queda. 

É o que explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. "O início do aumento dos casos até o pico tem demorado, em média, oito semanas. É o que estamos observando em todos os estados que já estão chegando em desaceleração ou decréscimo. Então a gente tem um cenário de estabilidade para queda já no Centro-Oeste, na região Norte". 

O Ministério da Saúde anunciou que mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue. 

Eles vão se somar às 521 cidades que já receberam um 1,2 milhão doses do imunizante. 

Até o momento, já foram aplicadas mais de 530 mil vacinas, cerca de 43% do total.

O restante, em torno de 700 mil, ainda não foram registradas no sistema do SUS, por atraso no envio dos dados ou por não aplicação da vacina. 

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti, informou que, na próxima semana, um novo lote com 930 mil doses será entregue a estados e municípios. "Nós enviaremos uma parte dessas doses para repor as doses que foram remanejadas daqueles municípios que já foram inicialmente contemplados. Então nós garantiremos a continuidade da vacinação nos locais que têm doses por vencer agora e que vão redistribuir. Nós também vamos garantir doses para aqueles municípios que estão vacinando bem. Ou seja, a ideia é aquele que está acabando a sua dose, que ele receba mais para continuiar a estratégia de vacinação."

As vacinas que sobraram e estão com prazo de validade para 30 de abril devem começar a ser redistribuídas a partir desta quinta-feira (28). 

O Amapá vai receber os lotes não utilizados por Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Até o momento, 10 Estados, Distrito Federal e 407 municípios decretaram situação de emergência para dengue.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo