Estado do Rio ultrapassa 100 mil casos prováveis de dengue

Estado ampliou as salas de hidratação nas UPAs

Publicado em 07/03/2024 - 18:28 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O estado do Rio ultrapassou 100 mil casos prováveis de Dengue em 2024. O número é quase o dobro do registrado em todo o ano passado, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde.

A Secretaria fez uma alerta à população sobre o risco da automedicação, que pode até agravar a doença.  Anti-inflamatórios usados para sintomas gripais estão na lista de medicamentos contraindicados. Devem ser evitados cetoprofeno, ibuprofeno, nimesulida, diclofenaco e aspirina, além de corticosteroides, como prednisona, dexametasona e betametasona. A orientação é que em caso de febre, dores no corpo e de cabeça o paciente deve procurar atendimento médico e não a farmácia.

A Secretaria estabeleceu um fluxo de atendimento exclusivo para pacientes com Dengue e ampliou a estrutura de salas de hidratação em 11 das 27 UPAs da rede estadual.

Já a Prefeitura do Rio ampliou nesta quinta-feira (7) a vacinação contra a dengue para ​adolescentes de 13 e 14 anos. O imunizante já estava disponível para crianças de 10, 11 e 12 anos e vai continuar disponível para todas essas faixas etárias. Desde o início da ​vacinação, em 23 de fevereiro, já foram aplicadas 48 mil doses da vacina na capital fluminense.

O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, afirmou que o objetivo é zerar os estoques dos imunizantes.

A capital fluminense já registrou mais de 50 mil casos de Dengue este ano, também o dobro do que foi registrado em todo o ano passado. Quatro pessoas morreram por causa da doença no município. As últimas duas mortes foram confirmadas nesta quinta-feira.

Edição: Roberto Piza / Fran de Paula

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo