Nísia quer acompanhar de perto a gestão dos hospitais federais no Rio

Publicado em 26/03/2024 - 18:20 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, defende a rápida adoção de medidas em relação à atual situação dos hospitais federais do Rio de Janeiro. A rede vem sendo alvo de denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais e de manutenção.

Em visita nesta terça-feira (26) à Fundação Oswaldo Cruz, na zona norte da capital fluminense, ela falou sobre a necessidade do que chamou de “corpo a corpo” junto a essas unidades.

A ministra participou do evento “Lançamento da Estratégia para Terapias Avançadas da Fundação Oswaldo Cruz”, que inclui, entre outras medidas, um estudo de impacto orçamentário para avançou em terapias avançadas de vacinas para os próximos 5 anos.

A previsão é que os gastos com a pesquisa fiquem em até R$ 14,5 bilhões ao ano, inclusive com a introdução de novos produtos - a custo menor - para combate ao câncer, e que ampliem as chances de cura e diminuam a possibilidade de reaparecimento da doença.

Nísia Trindade avaliou que mais do que uma economia para os cofres públicos, baratear terapias significa ampliar o acesso para todos.

Além de pacientes com doenças oncológicas, também aqueles com doenças infecciosas e genéticas - atendidos pelo SUS - serão beneficiados.

Entre as doenças que são objeto do estudo de Terapias Avançadas estão: câncer hematológico, hemofilia A e atrofia muscular espinhal. Há estudos clínicos em andamento de forma paralela no Brasil e nos Estados Unidos. 

Como parte da estratégia para expandir e democratizar o uso dessas tecnologias em serviços públicos e privados de saúde do país, a Fiocruz vai estabelecer parcerias com diversas instituições.  Entre elas, o Inca, Instituto Nacional do Câncer, e a organização sem fins lucrativos americana Caring Cross.

Outra informação divulgada no encontro é que a Fiocruz terá direito exclusivo na América Latina para a produção de vetores virais, empregados no desenvolvimento de vacinas em estudos pré-clínicos e clínicos. A instituição será um dos Centros de Produção Global de vetores virais para a Caring Cross.

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo