Rio de Janeiro terá memorial às vítimas de covid-19

Publicado em 11/03/2024 - 19:52 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (11) a criação de um memorial às vítimas de covid-19, que matou mais de 700 mil brasileiros. O local escolhido, de acordo com a ministra da saúde, Nísia Trindade, é o centro cultural do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. 

O objetivo do projeto é provocar a reflexão sobre a importância do conhecimento e da ciência atreladas a uma política de bem-estar social e de combate às desigualdades.

Durante o anúncio do memorial, a ministra ressaltou que, apesar da doença ter sido superada como emergência sanitária, ainda continua sendo um problema de saúde pública.

O memorial deve abrigar, em suas instalações, uma exposição de longa duração que relate episódios marcantes da pandemia, desde as primeiras notícias ao lockdown, os estudos científicos para o conhecimento do vírus e as mortes, mas também os momentos de êxito, como a produção das primeiras vacinas e ações de solidariedade. 

O anúncio foi feito durante abertura do Seminário para Concepção e Criação do Memorial da Pandemia da Covid-19, que acontece nesta segunda e terça-feira no Palácio Itamaraty, em Brasília, exatamente quatro anos após o decreto de estado de pandemia em relação ao coronavírus pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.

O objetivo do seminário é promover um debate entre especialistas, autoridades e profissionais de diversas áreas, que atuaram no combate ao negacionismo e às fake news durante a pandemia. Entre os participantes estão o médico Drauzio Varella e a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, recém eleita nova imortal da Academia Brasileira de Letras.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo