Testes rápidos serão usados para detectar a dengue

Publicado em 13/03/2024 - 16:11 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A medida foi anunciada nessa terça-feira (12) pelo Ministério da Saúde. Isso acontece devido ao surto da doença no país, de quase 1,6 milhão casos prováveis e de 450 mortes.

O ministério emitiu uma nota técnica orientando estados e municípios sobre a utilização dos testes rápidos e também já iniciou a compra para a distribuição. 

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério, Ethel Maciel, explicou que os exames serão usados para diagnóstico e fechamento dos casos de dengue.

A coordenadora-geral de Laboratórios de Saúde Pública, Marília Santini, destacou os benefícios do teste rápido recomendado pelo ministério.

Se o teste rápido der negativo, não significa que a pessoa não tenha a doença. Então, é preciso manter os cuidados de hidratação. 

Já em relação a casos graves e óbitos, o teste rápido não é recomendado, e sim os exames de laboratório. Só assim é possível saber qual sorotipo ou se existe alguma nova variante do vírus.

O Brasil também pode ter a comercialização de autotestes para dengue. 

O Ministério da Saúde está em contato com a Anvisa. 

No momento há uma discussão técnica sobre informações de componentes de bula e outras que o usuário precisa saber. 

Enquanto o autoteste é realizado pelo próprio paciente, o teste rápido é feito por um profissional de saúde. 

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo