Delegacia de Crimes Cibernéticos do DF prende suspeitos de ameaças de morte a juízes e promotores

Crimes cibernéticos

Publicado em 21/05/2020 - 16:15 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Dois homens foram presos na manhã desta quinta-feira (21) no Distrito Federal, acusados de ameaçar de morte autoridades do Legislativo, do Executivo e do Judiciário.

 

A operação foi realizada pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, em parceria com o Núcleo Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPDFT – o Ministério Público do DF e Territórios.

 

Os suspeitos foram surpreendidos por investigadores no residencial Lake Side, um condomínio de luxo na região do Lago Paranoá, em Brasília. Eles foram encontrados graças ao rastreamento dos e-mails disparados a promotores e juízes do TJDFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

 

As mensagens enviadas pelo grupo dizem que "o país chegou a um ponto em que não é possível resolver os problemas através da razão e do bom-senso". E faz uma convocação para que a população mate, em legítima defesa, agentes como políticos, juízes, promotores, amigos, familiares e o que eles chamaram de demônios de toda a sorte.

 

Agora, a polícia trabalha para identificar os integrantes desse grupo e quem estaria bancando essas ações, como detalhou o delegado à frente da operação, Giancarlos Zuliani.

 

Sonora: “O que a gente percebe é o seguinte. Essas pessoas são financiadas. Elas moram num local com aluguel muito caro, têm bons veículos. Têm combustível, rodam o dia inteiro divulgando esse material antidemocrático. E não têm nenhum tipo de fonte renda, ou que possa manter esse um padrão de vida nesse local.”

 

Entre os itens apreendidos no local estão cartilhas, cartazes com o nome "Comando de Intervenção" e um pendrive etiquetado com a frase "matar juízes. matar todos". Também foram retidas as listas com os endereços de e-mail dos juízes que receberam as ameaças.



O promotor e coordenador do núcleo especial de combate aos crimes cibernéticos do Ministério, Leonardo Otreira, detalha que a ameaça não teve um critério de seleção das vítimas.

 

Sonora: “As ameaças de e-mail foram enviadas indistintamente para membros do Ministério Público e da magistratura. E tinham esse conteúdo ameaçador, indicando que a solução seria matar juízes e promotores para implementar esse regime que eles entendiam como o que deveria acontecer no Brasil.”

 

Um dos apreendidos é Rodrigo Ferreira, de 40 anos. O outro, identificado como Célio Evangelista Ferreira de Nascimento, de 79 anos, mantém uma página na internet em que se autointitula como presidente constituinte do Brasil.

 

Nessa página, é possível acessar um documento que dá instruções sobre quem deve ser assassinado e coloca também no rol das vítimas - médicos, policiais militares e federais que usam máscaras e até o presidente Jair Bolsonaro.

 

Os suspeitos foram presos em flagrante e devem responder pelo crime de utilização indevida de selo ou sinal verdadeiro em prejuízo de outrem ou em proveito próprio ou alheio. A pena é de dois a seis anos de reclusão e multa. A possibilidade de alterar a tipificação do crime para ameaça à segurança nacional não foi descartada e dependerá do andamento das investigações.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo