Denúncias de crimes contra idosos em Manaus aumentam 13,4% no primeiro semestre de 2020

Primeiro semestre de 2020

Publicado em 30/07/2020 - 17:53 Por Maíra Heinen - Brasília

As notificações de crimes contra idosos em Manaus aumentaram 13,4% no primeiro semestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 4,3 mil casos neste ano, contra 3,8 mil, em 2019. Os dados são do Sistema Integrado de Segurança Pública do Amazonas.


O número de denúncias neste ano também apresentou uma alta significativa, considerando os meses de janeiro a maio. De acordo com dados da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso, em Manaus, nos cinco primeiros meses de 2019 foram registradas 213 denúncias de crimes contra o idoso. Já em 2020, esse número cresceu mais de 100%, chegando a 476 denúncias.


A delegada Andrea Nascimento, que está à frente da delegacia especializada, explica que geralmente esses crimes são praticados por pessoas no âmbito familiar. Ela observa que, com a pandemia, a situação se agravou.


A delegada alerta também para a situação de vulnerabilidade, que pode expor os idosos a outros tipos de crime, como extorsões e fraudes.


Denúncias de maus tratos ou crimes contra idosos não precisam ser feitas necessariamente pela própria vítima. Pessoas fora do âmbito familiar podem denunciar, de forma anônima, por meio de Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, pelo número 181.


O denunciante também pode ir diretamente à delegacia, localizada na rua do Comércio, bairro Parque Dez, na zona centro-sul da capital amazonense.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo