Operação prende 4 investigados por fraude em licitações de obras no Pará

Obras no Pará

Publicado em 08/07/2020 - 22:32 Por Gésio Passos - Brasília

Polícia Federal realizou nesta quarta-feira a operação Magna Dolum contra fraudes em licitações de obras públicas no Pará. Entre 2010 e 2019, uma organização criminosa teria se apropriado de mais de R$ 64 milhões em recursos públicos federais, estaduais e municipais.


A operação buscou desarticular uma organização criminosa que utilizava empresas “de fachada” de sócios “laranjas” para execução de obras públicas da Secretaria Estadual de Transportes do Pará e em cidades do interior do estado, principalmente em Conceição do Araguaia e Santa Maria das Barreiras.


Segundo a investigação, os reais administradores das empresas corrompiam servidores públicos, que recebiam vantagens indevidas para direcionar as licitações, facilitar a fiscalização de obras e agilizar pagamentos.


90 policiais realizaram mandados de busca e apreensão em 21 locais, com prisão preventiva de 4 investigados, afastamento de 6 servidores públicos envolvidos e sequestro judicial do patrimônio dos acusados.


Os envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo