Mulheres podem denunciar violência doméstica pelo WhatsApp na Bahia

Publicado em 20/10/2020 - 17:47 Por Leandro Martins - Brasília

O combate à violência doméstica vai contar agora com mais um canal de denúncia na Bahia: é o WhatsApp Respeita as Mina. O diferencial da iniciativa é o uso de um software que utiliza inteligência artificial para responder de forma instantânea as mulheres que buscarem ajuda no número (71) 99099322.

A ferramenta foi criada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública baiana.

Os diálogos são apenas por mensagem de texto, porque muitas vítimas ficam impossibilitadas de fazer uma ligação na presença do agressor.

Atendentes podem acionar a polícia militar nas situações de emergência. O projeto é pioneiro, e foi pensado de forma a evitar o deslocamento das vítimas às delegacias com a pandemia do novo coronavírus.

Caso queira obter apenas orientações, ao acessar o WhatsApp Respeita as Mina, a usuária pode clicar em um link que informa quais são os órgãos que compõem a rede de atenção à mulher em situação de violência, e as atribuições de cada um deles; também explica como fazer uma denúncia; como obter uma medida protetiva de urgência; e o que fazer em caso de violência sexual.

O sistema também informa outros canais de denúncia, como o Disque 180, da Central de Atendimento à Mulher. O serviço funciona todos os dias, 24 horas e é gratuito.

Também é possível acessar o WhatsApp Respeita as Mina por meio do site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia: mulheres.ba.gov.br.

*reportagem: Bianca Paiva

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo