Norte e Nordeste têm maiores taxas de assassinato do país

Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020

Publicado em 22/10/2020 - 13:08 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Norte e Nordeste continuam como as regiões mais perigosas do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020. A região Norte registra as maiores taxas de assassinatos, 52% acima da média nacional. Em 2019, morreram, em média nos 7 estados do Norte, 34 pessoas assassinadas para cada grupo de 100 mil habitantes. No Nordeste, essa taxa foi de 32 mortes a cada 100 mil habitantes no ano passado, 41% a mais que a média nacional.

O doutor em direito da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, Felipe Freitas, especialista em violência e criminologia, explica que as organizações criminosas que operam o tráfico internacional de drogas migraram, nos últimos anos, do centro-sul do país para o norte/nordeste.

Após observar uma redução no número de assassinatos a partir de 2017, chegando a cair 17% no ano passado em todo o país, o Brasil voltou a registrar aumento no número de homicídios nos primeiros seis meses deste ano, com um crescimento de 7% em relação ao primeiro semestre de 2019.

Assim como outros especialistas, o pesquisador Felipe Freitas associa a variação no número de assassinatos ao longo dos anos às mudanças na organização das facções que controlam o tráfico de drogas.

Para reduzir os assassinatos, o pesquisador da Universidade de Feira de Santana, Felipe Freitas, sugere que é preciso, principalmente, mudar a atual política de drogas, além de priorizar a investigação sobre os recursos desse mercado bilionário.

Entre as capitais, a campeã de assassinatos é Macapá, no Amapá, com uma taxa de 56 mortes a cada 100 mil habitantes em 2019. É 2 vezes e meia a mais que a média nacional. As 11 capitais mais violentas do país são todas do Norte ou Nordeste. O Rio de Janeiro, por exemplo, aparece na décima segunda colocação.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo