Registros de casos de violência doméstica caem durante a pandemia

Mesmo com a redução, casos de feminicídios aumentaram

Publicado em 20/10/2020 - 16:56 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A violência contra a mulher no Brasil continuou crescendo em 2019, já o número de registros de violência doméstica caiu em 2020, durante a pandemia.

O registro de casos de violência contra a mulher nas delegacias caiu quase 10% no primeiro semestre do ano, por causa da pandemia. Enquanto isso, o número de ligações ao 190, da Polícia Militar, motivadas por violência doméstica, cresceu 3,8% no mesmo período.

Os números são do Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2020. O Instituto Patrícia Galvão trabalha com direitos da mulher há 19 anos. A diretora-executiva do Instituto, Jacira Mello, avalia que, como a maior parte dos crimes cometidos contra as mulheres exige a presença da vítima para a instauração de um inquérito, as denúncias começaram a cair na quarentena.

Enquanto isso, os feminicídios continuaram crescendo, mesmo com a redução no número de denúncias. 648 mulheres foram mortas nos primeiros 6 meses do ano por causa da condição de gênero, um aumento de 1,9% em relação ao mesmo período de 2019. Quando comparamos o ano passado inteiro com 2018, o aumento é de 7% no número de feminicídios.

A diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, destaca que o perfil das vítimas e dos assassinos continuam os mesmos.

Um dos dados que dá uma dimensão da violência de gênero no Brasil é o número de solicitações de medidas protetivas feitas por mulheres contra agressores. Mesmo com 8 estados não registrando os dados, o país somou, em 2019, cerca de 350 mil pedidos de medida protetiva, 17% a mais que 2018.

Outro dado que impressiona é o de estupros. Segundo o Anuário da Segurança Pública, uma mulher foi estuprada a cada 8 minutos no Brasil em 2019, sendo que quase 6 a cada 10 vítimas tinham até 13 anos de idade, como destaca Samira Bueno, a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados sobre a violência sexual no Brasil mostram ainda que em 84% dos casos de estupro registrados o autor da violência é alguém conhecido pela vítima.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo