Operação da PF mira grupo acusado de fraudes contra a Caixa no RJ

2 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Nova Iguaçu

Publicado em 23/11/2020 - 17:00 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal foi executada pela Polícia Federal em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e com apoio de policiais federais de Niterói, região metropolitana da capital.

Foram expedidos um mandado de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão, estes já foram cumpridos. O mandado de prisão permanece em aberto, em razão da pessoa não ter sido encontrada.

Na ação, que recebeu o nome de operação Pestilência, os policiais federais apreenderam celulares, notebooks e diversos documentos que serão analisados e periciados.

A investigação aponta que o grupo criminoso, que conta com a participação direta de pelo menos dois funcionários da Caixa Econômica Federal, se utiliza de uma rede de falsificadores e sacadores para levantamento indevido de valores do FGTS, de Cota PIS e de empréstimos consignados junto ao INSS com uso de documentos falsos. Além disso, o grupo também é responsável por um prejuízo inicial superior a R$ 200 mil.

Os investigados vão responder pelos crimes de estelionato qualificado, organização criminosa, peculato, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de capitais.

O nome da operação faz referência irônica à atividade de perfumaria da empresa criada e utilizada pela organização criminosa para a lavagem dos valores desviados.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo