33,5 mil presos de SP tiveram direito a saidão de Natal, iniciado hoje

Liberação para fim de ano é válida para quem está no semiaberto

Publicado em 22/12/2020 - 17:44 Por Dayana Vítor - Brasília

Após quase um ano sem usufruírem do direito às saídas temporárias, 33.563 presos de São Paulo foram contemplados com o saidão de Natal e Ano Novo. Eles deixaram as penitenciárias às 6h desta terça-feira e deverão retornar às cadeias até 18h do dia 5 de janeiro.

Essa medida vale apenas para aqueles detentos que cumprem pena no regime semiaberto. As saídas temporárias em São Paulo foram proibidas no início de março, por causa da pandemia da Covid-19, e só retornaram agora no final do ano. Quando eles regressarem paras as unidades prisionais paulistas em janeiro, terão que cumprir um isolamento social.

No Distrito Federal, nessa segunda-feira, 1.855 presos saíram do Complexo Penitenciário da Papuda para passar o Natal em casa. Eles deverão retornar ao presídio no dia 28 de dezembro. As saídas temporárias dos presos do regime semiaberto no DF também foram suspensas em março, mas voltaram no início de setembro.

Tentamos contato com o CNJ, Conselho Nacional de Justiça, para obter um balanço de todo o país, mas até ao fechamento desta matéria não obtivemos resposta. Logo no início da pandemia, no dia 17 de março, o CNJ divulgou um ofício com recomendações para o sistema penitenciário nacional. Entre elas, a suspensão das saídas temporárias para preservar a saúde dos detentos, enquanto durasse a pandemia.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo