Operação investiga desvio de recursos em 4 empresas públicas

Firmas de tecnologia teriam superfaturado contratos com as companhias

Publicado em 18/12/2020 - 15:43 Por Dayana Vítor - Brasília

Policiais federais foram às ruas do Distrito Federal, de São Paulo e de Minas Gerais nesta sexta-feira para cumprir mandados da terceira fase da Operação Circuito Fechado, que investiga suposto desvio de R$ 11,8 milhões em quatro empresas públicas.

Foram expedidos mandados de prisão preventiva e temporária e também de busca e apreensão, e o bloqueio de aproximadamente R$ 20 milhões. Duas embarcações foram apreendidas.

As investigações começaram depois que a coleta de provas da segunda fase da Operação Circuito Fechado, que ocorreu em setembro, revelou que a ação de uma quadrilha não estaria limitada apenas a supostos desvio no DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Segundo a Polícia Federal, estaria havendo um esquema de fraudes em licitações para contratar empresas de tecnologia também na Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, ligada ao Ministério da Educação; na Codevasf, Companhia de Desenvolvimento do Vale de São Francisco e do Parnaíba; na Caesb, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal; e na Prodemge, Empresa de Tecnologia da Informação de Minas Gerais.

As apurações apontam, até o momento, que servidores públicos estariam criando demandas artificiais para serviços de programas de inteligência de negócios; e os membros das empresas de tecnologia ofereciam valores bem acima dos praticados no mercado, resultando nos desvios.

Procuradas pela reportagem, a Capes disse que enviou todas as informações solicitadas pela polícia e que espera que o caso seja esclarecido e os responsáveis punidos.

Já a Caesb afirmou que não foi notificada sobre a operação, mas que está à disposição para esclarecer os fatos.

A Codevasf, por usa vez, informou que está prestando todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes para a devida apuração dos fatos.

E a empresa de Tecnologia da Informação de Minas Gerais esclareceu que não foi informada da operação. Acrescentou que os fatos foram da gestão anterior, porém que está disposta a prestar os esclarecimentos necessários.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, falsificação de documento particular, corrupção ativa e passiva. Somadas, as penas podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo