PF investiga desvio de recursos por Organização Social em Divinópolis

Instituição gere um hospital de campanha e uma UPA na cidade de MG

Publicado em 11/12/2020 - 19:00 Por Gésio Passos - Brasília

Ação da Polícia Federal investiga desvio de recursos de um hospital de campanha e de uma Unidade de Pronto Atendimento em Divinópolis, cidade da região oeste de Minas Gerais.
A operação “Entre Amigos” aponta que a Organização Social IBDS, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social, entidade privada para quem a prefeitura terceirizou a gestão do hospital, desviou os recursos em favorecimento de empresas e praticou sobrepreço na contratação de insumos.
A prefeitura de Divinópolis tinha contrato de cinco anos com a Organização Social, em valores totais de R$ 103 milhões de recursos municipais, estaduais e federais, do Fundo Nacional de Saúde.
Foram expeditos quatro mandados de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e 50 quebras de sigilo fiscal e bancário. Além disso, houve um afastamento de função pública do secretário de Saúde de Divinópolis e bloqueio de mais de R$ 2 milhões de nove pessoas jurídicas investigadas.
Os investigados vão responder pelos crimes de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e associação criminosa. Se condenados, podem cumprir penas de até 19 anos de prisão.
Em nota, a Prefeitura de Divinópolis informa que o contrato foi realizado com isenção e transparência, declara seu apoio ao secretário de saúde afastado e diz que acompanha com serenidade e cooperação as investigações. A reportagem não conseguiu contato com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo