Medidas para conter o coronavírus impactaram na criminalidade no Rio 

Entre os crimes que aumentaram durante esse período foi o estelionato

Publicado em 28/01/2021 - 17:16 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro)

As medidas de isolamento social impostas para conter a pandemia do novo coronavírus refletiram nos indicadores de criminalidade no estado do Rio de Janeiro. A conclusão é do Instituto de Segurança Pública, que divulgou nesta quinta-feira (28), os dados relativos a 2020. 

Entre os crimes que aumentaram durante o período de restrição para conter a covid-19, a diretora-presidente do ISP-RJ, delegada Marcela Ortiz, destaca o estelionato, principalmente em ambiente virtual. Frente ao ano anterior, os golpes pela internet dispararam 198% em 2020, com maior incidência nos meses de maio, junho e julho. 

Os dados sobre a violência contra a mulher também foram impactados nesse período. Ao todo, mais de 33 mil casos de lesão corporal foram registrados entre janeiro e dezembro do ano passado. Apesar de expressivo, o indicador revela queda em relação a 2019. 

A delegada Marcela Ortiz, esclarece, no entanto, que o resultado pode ser reflexo de um aumento na subnotificação. O levantamento do ISP traz ainda informações sobre os crimes de feminicídio registrados em 2020 no estado. Foram 77 assassinatos de mulheres em razão do gênero, número inferior aos 85 notificados em 2019. Já em relação ao estupro, foram mais de 4.000 casos, 12% a menos na comparação anual. 

Outro destaque da pesquisa são os números do indicador Letalidade Violenta, que soma os homicídios dolosos, as mortes provocadas por policiais, os latrocínios e as lesões corporais seguidas de morte. O estado do Rio totalizou mais de 4.800 vítimas, o que corresponde a uma queda de 18,2% em relação ao observado no ano anterior.

Os dados também mostram que houve redução nos roubos de carga, veículos, e roubos de rua. Além disso, ainda segundo o ISP, 2020 foi o ano com o menor número de mortes de policiais desde 1998. 

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo