ISP ganha núcleo de pesquisa sobre violência contra a mulher no RJ

Publicado em 10/02/2021 - 17:42 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) agora tem um núcleo exclusivo para produzir e analisar dados referentes à violência contra a mulher no estado. O ISP Mulher espera subsidiar pesquisadores externos que trabalham com a temática, e também autoridades públicas, durante a elaboração de políticas de combate a esse tipo de violência.

O núcleo composto apenas por servidoras do instituto vai aprofundar iniciativas já realizadas pelo ISP, como o Dossiê Mulher - relatório anual publicado há 15 anos com informações sobre a violência de gênero no Rio de Janeiro.

A última edição apontou, por exemplo, 128 mil vítimas de algum tipo de violência familiar ou doméstica no estado em 2019 - ou uma a cada quatro minutos.

Além disso, desde março do ano passado, o ISP vem atualizando o Monitor da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher durante o isolamento social imposto pela pandemia, e apontou que ao longo deste período houve diminuição dos registros em delegacia, mas aumentou o número de pedidos de socorro por meio do serviço 190 da Polícia Militar.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo