Roubo de cargas cai em janeiro no Rio mas assassinatos crescem

Dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública

Publicado em 22/02/2021 - 21:21 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Os registros de roubo de carga no estado do Rio de Janeiro caíram 37% em janeiro deste ano na comparação com igual mês de 2020, de acordo com dados divulgados pelo ISP, Instituto de Segurança Pública, nesta segunda-feira (22).

Em relação a dezembro, a redução ficou em 21%. Já considerando o último trimestre, a queda também ficou acima dos 30%, ante o mesmo período dos anos anteriores. 

Segundo o ISP, os roubos de cargas se mantêm em uma curva descendente desde 2018. O Instituto afirma que a queda desse tipo de crime não tem correlação estatística com o isolamento social, provocado pelo novo coronavírus. 

Outros indicadores da violência no estado, no entanto, registraram alta. Os crimes violentos letais intencionais, categoria que reúne homicídio doloso, roubo e lesão corporal seguidos de morte, registraram aumento de 2% na comparação entre os meses de janeiro. 

Foram 376 vítimas no primeiro mês do ano. Mesmo assim, segundo o ISP, esse é o segundo menor valor para o mês desde 2013.  

Isoladamente o indicador homicídio doloso apresentou crescimento de 1% no mesmo período, com 361 pessoas assassinadas. Já as mortes por intervenção de agente do estado tiveram redução de 4% no primeiro mês de 2021.

O levantamento do ISP também aponta que em janeiro, as polícias Civil e Militar retiraram de circulação no estado 619 armas de fogo, o que significa cerca de 20 por dia. 

Do total, 53 eram fuzis. Foi a segunda maior quantidade para o mês de janeiro desde 2007, de acordo com o instituto.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública têm como base os registros de ocorrências registrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo