Crianças de até 6 anos são principais vítimas de abuso infantil no RJ

Maioria das denúncias levantadas por entidade é sexual

Publicado em 26/04/2021 - 17:36 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O isolamento social e o confinamento em casa, impostos pela pandemia de covid-19, contribuíram bastante para o aumento de casos de violência física e psicológica contra crianças e adolescentes. E as de 0 a 6 anos de idade são as principais vítimas.

Levantamento da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) mostra que, no ano passado, 58% das denúncias recebidas no Rio de Janeiro foram de casos de vítimas nesta faixa etária. O abuso sexual, com 49,3% dos registros, é o principal crime praticado - em 40% dos casos, pelo pai, e 20% pelo padrasto. As meninas são as maiores vítimas, com 62,26% das notificações.

O levantamento aponta que a violência psicológica foi a segunda maior denúncia, com 24,4% dos casos, seguida pela violência física, com 15,6%; e a negligência, com 10,7% dos casos.

A presidente da fundação, Cléo Hermans, alerta que esses índices podem ser ainda maiores nesse período de pandemia, em que as crianças e seus responsáveis estão juntos no mesmo ambiente por muito tempo. Por isso, ela enfatiza que é importante denunciar os atos de violência para garantir a proteção dos menores.

O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro atua em questões que envolvam ameaça ou violação de direitos de crianças e adolescentes. Os relatos mais comuns são de violência física, psicológica e abuso ou exploração sexual.

O promotor Rodrigo Medina, coordenador da Infância e Juventude do MP-RJ, reconhece o aumento do número de casos de violência contra menores na pandemia.

Além do Disque 100, as denúncias sobre violência contra crianças e adolescentes podem ser feitas para a ouvidoria do Ministério Público do Estado, no número 127 ou pelo celular (21) 99366-3100, ou ainda nos conselhos tutelares dos municípios.

 

*Reportagem atualizada às 19h16 para correção de informação.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo