Plataforma pretende melhorar troca de informação na área da segurança

Publicado em 16/12/2021 - 18:40 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma plataforma digital, desenvolvida pelo Ministério Publico do Rio de Janeiro, pretende melhorar o fluxo de recebimento e a qualidade das informações nas comunicações das Polícias Civil e Militar em operações realizadas em comunidades do estado.

A medida atende a determinação do Supremo Tribunal Federal, na ação ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro, que alega irregularidades na política estadual de segurança pública.

De acordo com o MP, a  plataforma vai possibilitar uma melhor análise do resultado dessas operações. O sistema permite centralizar os dados através de um canal próprio, estruturado e com campos de preenchimento adequados, tendo como base as determinações do STF, que impôs uma série de medidas de controle voltadas à redução da letalidade policial.

Segundo o MP, a Polícia Civil aderiu à plataforma e, desde o início do mês de novembro, está alimentando o sistema nas suas comunicações. Já a PM ainda segue as tratativas com avaliação pela corporação das condições técnicas para utilizar o sistema.

Ainda de acordo com o MP fluminense, assim que o sistema estiver atuando como um repositório de dados, será possível ter acesso a uma informação mais qualificada e fazer um acompanhamento permanente e contínuo dos resultados dessas operações.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo