Governo sofreu quase cinco mil incidentes cibernéticos em 2021

Recorde ocorreu em 2019: foram 10.716 ocorrências naquele ano

Publicado em 28/01/2022 - 10:46 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A cada ano que passa, as informações produzidas pela nossa sociedade estão cada vez mais presentes no mundo digital. Praticamente todos esses dados estão armazenados em servidores que pertencem a pessoas, empresas e organismos governamentais.

Boa parte dessas informações são dados sensíveis ou privados, que devem ser protegidos contra acessos indevidos. Em um mundo cada vez mais conectado, essa tarefa é um verdadeiro desafio. Como exemplo recente, tivemos na semana passada o vazamento de 160 mil chaves Pix que estavam sob a guarda de um banco privado. Outro exemplo foi o ataque hacker, em dezembro, que derrubou o sistema do ConecteSUS com os dados de vacinação dos brasileiros contra a covid-19.

De acordo com dados do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no ano passado foram registrados quase cinco mil incidentes cibernéticos sofridos pelo governo. O recorde ocorreu em 2019: foram 10.716 ocorrências naquele ano.

Quando a violação de dados envolve o poder público, a ANPD, que é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, aciona a investigação da Polícia Federal e entra em contato direto com o órgão vitimado pelo ataque, com o objetivo de minimizar os danos. Quem explica é o diretor da ANPD, Waldemar Gonçalves Ortunho.

A Lei Geral de Proteção de Dados estabelece uma série de sanções para que os usuários dos sistemas de informação sejam indenizados ao terem os seus dados violados. O advogado Victor Cerri, que é membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD), explica que as empresas e também os órgãos públicos têm o dever legal de investir na segurança das informações que armazenam em seus sistemas.

Apesar da responsabilidade das empresas e dos órgãos públicos sobre a segurança dos dados, o advogado Victor Cerri ressalta que os usuários também têm o dever de minimizar os riscos de vazamento de informações sensíveis. O membro da ANPPD citou uma série de boas práticas que podem ajudar as pessoas a manterem seus dados seguros.

Nesta Semana da Proteção de Dados Pessoais, a ANPD publicou a quarta edição de um guia — que tem o objetivo de orientar o poder público no tratamento e proteção das informações dos cidadãos brasileiros. O documento está disponível no site gov.br/anpd.

Edição: Raquel Mariano/ Renata Batista

Últimas notícias
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo