Ação do Ministério da Justiça retira R$ 1 bilhão do crime organizado

Publicado em 21/02/2022 - 19:41 Por Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou nesta segunda-feira que recuperou cerca de R$ 1 bilhão de organizações criminosas em apreensões de drogas, bens de luxo como helicópteros e iates, além de armas e dinheiro em espécie. Segundo a pasta, a ação foi possível por meio do investimento em tecnologia, com o Projeto Excel, que auxilia as forças de segurança estaduais no combate ao crime.

O projeto fornece softwares forenses e hardwares às polícias civis para dar mais rapidez na retirada e análise de celulares apreendidos de indivíduos envolvidos com o crime organizado. O trabalho é realizado após ordem judicial prévia de quebra de sigilo telemático no âmbito de inquéritos policiais. 

Ao todo, foram mais de 2.350 ordens judiciais autorizando o uso dos equipamentos pelas forças policiais de 26 estados que aderiram formalmente ao Projeto Excel.

Entre as principais investigações estão os crimes de tráfico de drogas, homicídios, roubo (cargas, bancos, carro forte), lavagem de dinheiro e tráfico de armas. Além de investigações relacionadas à pedofilia.

Edição: Agência Brasil / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Conferência Internacional das Favelas começa hoje no Complexo da Penha

O encontro tem como objetivo discutir desafios e propor soluções para questões sociais, econômicas e culturais, enfrentadas nas favelas.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Indígena é encontrado com sinais de espancamento e queimaduras em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo