Baixada Fluminense: operação apura fraudes milionárias em cartórios

Publicado em 19/04/2022 - 21:21 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro realizou operação nesta terça-feira para cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão contra acusados de fraudes milionárias em cartórios de registros imobiliários, na baixada fluminense. Entre os alvos está o ex-deputado federal Felipe Bornier, cuja empresa teria adquirido um terreno fraudulento no município de Queimados. Durante as diligências, um tabelião do 5º Ofício, suspeito de envolvimento do esquema,  foi preso em flagrante por posse de arma de uso restrito.

As investigações tiveram início na primeira fase da Operação Lazaro, desencadeada no dia 28 de fevereiro de 2019, quando também foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão contra pessoas ligadas a organizações criminosas, apontadas por atuar em cartórios de notas e registros de imóveis de municípios da Baixada.

 A descoberta da nova fraude foi possível após a apreensão, no 10º Ofício da região, da escritura pública de um terreno do tamanho de 20 campos de futebol, localizado no Distrito Industrial de Queimados.

O MP constatou que o documento era falso e conseguiu apurar que os denunciados, com a ajuda de um tabelião, se apossaram e venderam esse imóvel. Posteriormente, o grupo repassou a propriedade do terreno para uma empresa de Felipe Bornier e seus familiares.

De acordo com a promotoria, a família Bornier sabia que o negócio era fraudulento e, mesmo assim,  em troca da negociação transferiu vários imóveis para os envolvidos no esquema, inclusive o tabelião. A transferência teria sido feita por meio de simulações de compra e venda desses imóveis.

A reportagem não conseguiu contato com o ex-deputado federal e também ex-secretário estadual de esporte e lazer do estado, Felipe Bornier, para posicionamento sobre as acusações.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo