Balanço do carnaval tem 500 toneladas de lixo e 1,5 mil multas no RJ

Publicado em 21/02/2023 - 21:59 Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após dois anos sem carnaval, por causa da pandemia, a festa chega ao fim. Pelo menos, oficialmente. Embora tenha mais carnaval nesta quarta-feira de cinzas, já é possível fazer um balanço parcial da folia.

Os foliões Debora e seus amigos disseram que foi mais marcante para eles.

Durante os desfiles da Série Ouro e do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí, foram atendidas mais de 1.600 pessoas com alguma necessidade médica, como intoxicação alcoólica, lesões ou pressão alta. Mais de 100 delas tiveram que ser transferidas para hospitais.

Longe das passarelas, também desfilaram pela cidade do Rio mais de 400 blocos, que arrastaram um total de 5 milhões de foliões, ao longo dos quatro dias de carnaval. 

Mas para a festa acontecer, a Comlurb - Companhia Municipal de Limpeza Urbana, também trabalhou muito.

O carioca Lucas percebeu a diferença.

Desde o início do pré-carnaval, no dia 4 de fevereiro, foram recolhidas cerca de 500 toneladas de lixo. O bloco de rua que está concorrendo ao "título de campeão" de resíduos é a Banda de Ipanema, que produziu quase 30 toneladas no último sábado.

Para dar conta de tanta sujeira, a Comlurb saiu às ruas com mais 3,6 mil garis, todos os dias. O outro folião, André, parabeniza o empenho.

Tanta gente na rua também afetou o trânsito, mudou a rotina dos motoristas e a chegada de turistas, como a paulistana Esther.

Ao todo, desde sexta-feira, foram aplicadas mais de 1,5 mil multas em veículos, e cerca de 200 carros tiveram que ser rebocados.

Apesar do último dia oficial de carnaval ser a terça-feira, a festa ainda continua pelo menos até o próximo final de semana, na programação da capital fluminense. 

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo