Cerca de 60% das armas particulares já foram recadastradas no Brasil

Publicado em 15/03/2023 - 21:47 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pouco mais de duas semanas para o fim do cadastramento de armas, no Brasil, o Sistema Nacional de Armas recebeu os dados de 60%, o equivalente a cerca de 450 mil, do total estimado no país, que é de 800 mil armas de fogo.

A informação foi dada nesta quarta-feira (15), pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele acredita que o sistema não deve receber mais do que 80% do total de armas. O que significa que aquelas não cadastradas passam a ficar ilegais.

O cadastramento começou em 1º de fevereiro, valendo por 60 dias, para as armas de fogo de uso permitido e restrito. Também devem fazer o procedimento os CACs, caçadores, atiradores e colecionadores.

O ministro Flávio Dino explica que a ideia de cadastrar esses itens é justamente manter regularizados e não apreender.

As taxas de homicídio no Brasil vêm caindo nos últimos anos, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No entanto, o ministro Dino destacou que isso não se deve à flexibilização das armas de fogo, promovida no governo passado.

No dia da posse, em 1º de janeiro, o presidente Lula assinou o decreto que reduz o “acesso às armas e munições e suspende o registro de novas armas de uso restrito” dos CACs. Também foram suspensas, temporariamente, as autorizações para novos clubes de tiro.

 

Edição: Paula Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo