Programa vai destinar R$ 150 milhões para combater a violência escolar

Publicado em 12/04/2023 - 15:42 Por Sayonara Moreno - Repórter Rádio Nacional - Brasíila

Projetos de cidades e estados, para fortalecer as rondas especializadas de prevenção e enfrentamento de crimes nos ambientes escolares, já podem ser inscritos no Programa Nacional de Segurança nas Escolas.

O edital do programa prevê a liberação de R$ 150 milhões no apoio às rondas escolares ou projetos semelhantes. O valor vem do Fundo Nacional de Segurança Pública e o edital está disponível no portal do Ministério da Justiça, na internet.

Ao assinar o edital de financiamento do programa, o ministro da Justiça, Flávio Dino, destacou que a iniciativa é para intensificar o monitoramento todos os dias, durante 24h, das escolas para evitar a propagação de discursos de apologia ou incitação à violência nesses espaços. Para isso, Dino convocou prefeitos e governadores para inscreverem propostas.

Segundo a pasta, a destinação de recursos para as rondas é uma medida emergencial, diante do atual cenário de violência e ameaças no ambiente escolar e das universidades. A verba prevista no edital vai financiar projetos de equipamentos, viaturas e qualquer ferramenta que possa ajudar na atuação do poder público a conter o problema. O edital também prevê financiamento de estudos sobre o impacto das redes sociais e o cuidado das redes em relação a esse tipo de crime.

Para enviar denúncias e informações de ameaças e ataques às escolas, o Ministério da Justiça criou um canal, na internet: mj.gov.br/escolasegura.  Todos os registros são anônimos.

Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo