Caçadores, atiradores e colecionadores de armas são alvo de operação

Dezenas de mandatos de prisão foram cumpridos pela PF

Publicado em 04/05/2023 - 11:05 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Polícia Federal cumpriu nessa manhã dezenas de mandados de prisão contra Cacs, caçadores, atiradores e colecionares (CAC’s), bem como donos de armas de fogo em geral. A operação Day After, em português Dia Seguinte, acontece em todo o território nacional. 

Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que a ação é contra CACs que não atendem aos requisitos para ter armas de fogo e que essa ação vai ser permanente. 

O foco da Day After são cidadãos foragidos pelos mais diversos crimes e que têm arma. Os agentes federais atendem a mandados de prisão preventiva, temporária e definitiva. Algumas dessas prisões são por dívida de pensão alimentícia. 

A nota da polícia explica que a existência de mandado de prisão derruba o requisito da idoneidade para ter porte de arma de fogo. Por isso, os armamentos e os documentos são apreendidos e podem embasar um processo de cassação do registro. 

 

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo