Ministério da Justiça faz balanço sobre ações da pasta

Publicado em 18/05/2023 - 20:17 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Justiça realizou, nesta quinta-feira (18), uma coletiva de imprensa para informar diversas medidas da pasta contra a exploração de crianças e adolescentes, repressão a crimes ambientais e fiscalização de postos de combustíveis.

Entre janeiro e maio, só a Polícia Federal realizou 159 operações de combate a crimes sexuais contra crianças na internet. Foram 106 prisões, 37 vítimas identificadas.

Segundo Carlos Eduardo Sobral, da chefia de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, é importante que a população faça denúncias para que as investigações aconteçam.

Em maio, a operação Caminhos Seguros, da Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, prendeu 877 adultos, apreendeu mais de 6 mil materiais pornográficos infanto-juvenis e 8 mil quilos de drogas.

Em relação a repressão de crimes ambientais, somente nos estados do Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Amazonas, foram mais de 129 mandados de busca apreensão, 74 prisões, 465 equipamentos inutilizados e mais de R$ 183 milhões em apreensões e bloqueio de bens e valores.

O ministro Flávio Dino disse que está buscando recursos do Fundo Amazônia para ampliar a estrutura de segurança da região.

Segundo o Ministério da Justiça, houve ainda redução de 35% do desmatamento em toda Amazônia Legal nos quatro primeiros meses do ano de 2023, em comparação com 2022. Em relação a mineração ilegal, a redução foi de quase 40%.

Sobre os preços dos combustiveis, a Secretaria de Defesa do Consumidor informou a criação do Mutirão do Preço Justo”, para fiscalização de postos. A ação é em parceria com Procons estaduais, ministério público, Defensoria Pública, OAB, ANP e Cade.

O secretário Wadih Damus diz que o governo irá fiscalizar os postos.

Também será criado o Comitê Permanente de Monitoramento do Mercado de Combustíveis.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo