Operação da PF desarticula grupo ligado ao tráfico de drogas

50 agentes cumpriram mandatos em cidades do estado do Rio

Publicado em 24/05/2023 - 11:49 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal faz, nesta quarta-feira, mais uma operação para desarticular um grupo criminoso, acusado de tráfico internacional de drogas, e que envia cocaína para a Europa escondida nos cascos de navios.

Designada Novos Rumos, a ação tem a participação de 50 agentes para cumprir quatro mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Rio, em endereços na capital do estado, em Magé, na Baixada Fluminense, e em Niterói, na região metropolitana.

De acordo com as investigações da PF, a quadrilha é vinculada à principal facção criminosa do Rio de Janeiro e atua armazenando a droga em depósitos localizados nas comunidades cariocas, para depois enviá-la para o continente europeu nos cascos de embarcações.

Ainda segundo a Polícia Federal, o grupo agia com apoio de funcionários contratados do porto do Rio de Janeiro, que apresentavam as rotas dos navios atracados. Também foi identificada a participação de mergulhadores profissionais, responsáveis por esconder a droga nos cascos dos navios. Dois deles são alvo de mandados de prisão preventiva nesta quarta.

Durante a investigação, mais de 1.470 quilos de cloridrato de cocaína, que é a forma pura da droga, foram apreendidos no estado.

Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo