Criança de 5 anos e adolescente de 17 morrem em operação da PM no RJ

Eloah Passos foi atingida dentro de casa, no Morro do Dendê

Publicado em 12/08/2023 - 17:34 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma criança de 5 anos e um adolescente de 17 anos morreram neste sábado durante operação da Polícia Militar no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. As circunstâncias das mortes têm duas versões: a da PM e a de testemunhas. A da PM diz que uma equipe do 17º Batalhão, na Ilha do Governador, foi atacada a tiros durante uma abordagem a dois homens em uma motocicleta e que revidou os disparos, atingindo o adolescente, identificado como Wendel Eduardo que portava uma arma. Ele foi levado para o hospital Evandro Freire, também na Ilha do Governador, mas já chegou morto. O outro ocupante da moto foi preso.

Ainda segundo a PM, na sequência, moradores fizeram uma manifestação na via de acesso a comunidade e atearam fogo em um ônibus. O Batalhão de Rondas e Controle de Multidão foi chamado para dar apoio e posteriormente se soube que uma criança havia sido baleada no interior da comunidade do Dendê e socorrida por familiares, mas que não resistiu ao ferimento.

Na versão de testemunhas, Wendel teria levantado as mãos durante a abordagem, mas que mesmo assim um policial atirou nele.

A morte da menina Eloah Passos, ocorreu uma hora depois, quando os policiais que foram reprimir a manifestação fizeram vários disparos em direção à comunidade, atingindo a menina, que brincava com a mãe no quarto.

O Instituto Fogo Cruzado e a ong Voz das Comunidades divulgaram nota conjunta dizendo que com a morte da menina Eloah, o Rio de Janeiro atingiu a marca de 16 crianças baleadas em 2023 e 7 delas morreram. Deste total de crianças, 12 foram vítimas de bala perdida.

A nota afirma que esse marco é absurdo e deveria ser motivo para mobilização do conjunto da sociedade. Em outro trecho, diz que a população carioca clama às autoridades responsáveis para que trabalhem com firmeza pela preservação das vidas das nossas crianças e que implementem medidas urgentes para evitar que novos casos ocorram.

A PM informou que instaurou um procedimento para apurar a conjuntura das ações, que a corregedoria da corporação acompanha os trâmites e que as imagens das câmeras corporais dos policiais serão disponibilizadas para auxiliar as investigações.

Já a Polícia Civil disse que a Delegacia de Homicídios da Capital investiga as mortes de Wendell Eduardo de Almeida e Eloah da Silva Santos.

Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo