Homem preso pelos atos golpistas nega o que disse à Polícia Civil

Publicado em 31/08/2023 - 16:23 Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O homem preso pelos atos golpistas no dia 8 de janeiro negou o que disse em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal. Armando Valentin de Andrade falou nesta quinta-feira (31) na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF.

Valentin foi preso ainda no dia 8 de janeiro. No depoimento dele à polícia, consta que frequentou por 40 dias o acampamento no QG do Exército. Lá, ele teria ouvido planos de colocar bombas em prédios de Brasília, inclusive na Rodoviária Central.

Armando Valentin afirmou que ficou traumatizado por fake news e que não conhecia os acusados de tentar colocar uma bomba no aeroporto de Brasília. Ainda se disse arrependido de ter participado do movimento golpista.

O deputado distrital Pepa, do PP, nem quis fazer perguntas.

Em nota, o delegado Ricardo Gurgel, disse que Armando Valentin teve todos os direitos garantidos no interrogatório, inclusive a assistência de advogado. No entanto, Armando disse que não tinha advogado e manifestou interesse em responder voluntariamente às perguntas. Segundo o delegado, o depoimento ocoreu normalmente, sendo feito, como de praxe, a leitura de tudo que foi escrito e entregue o termo para leitura antes da assinatura.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo