PM do RJ afasta policiais envolvidos na morte do menino Thiago

Adolescente de 13 anos foi baleado durante operação na Cidade de Deus

Publicado em 12/08/2023 - 12:17 Por Cristiane Ribeiro* - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Militar do Rio de Janeiro afastou da atuação nas ruas, provisoriamente, quatro agentes do Batalhão de Choque que atuaram na operação que terminou com a morte do adolescente Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, na Cidade de Deus, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

O menino foi baleado e morto na madrugada da última segunda feira. Os quatro policiais ficarão afastados até o fim das investigações e vão cumprir funções administrativas.

A decisão da polícia ocorreu nessa sexta-feira, um dia após o presidente Lula afirmar, em cerimônia no Rio de Janeiro, que “um cidadão que atira num menino já caído é irresponsável e não estava preparado, do ponto de vista psicológico, para ser policial”.

Thiago foi morto sem esboçar qualquer reação, de acordo com relatos de moradores da comunidade, ou oferecer risco à ação da tropa de choque da PM, que fazia uma operação na principal via de acesso à comunidade.

A ocorrência, além de chamar a atenção do presidente da República, também tem provocado reações da sociedade civil.

A Polícia Militar, num primeiro momento, disse que houve confronto e o rapaz acabou morto, mas a versão é contestada por moradores.

Em nota, a Secretaria de Estado da Polícia Militar informou ainda que “as armas usadas pelos militares foram apreendidas para a perícia e as imagens das câmeras de segurança são analisadas pela Polícia Civil, que investiga o caso”.

A corporação explicou que instaurou um procedimento de apuração, por meio de sua Corregedoria-Geral, para averiguar todas as circunstâncias do caso.
 

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo