CPI do 8 de janeiro: coronel da PM diz que colega mentiu em depoimento

O coronel foi preso em operação da Polícia Federal em 18 de agosto

Publicado em 21/09/2023 - 19:40 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O responsável pelo Departamento de Operações da Polícia Militar de Brasília no dia dos atos golpistas negou que tenha dado a ordem para liberar a Esplanada para os vândalos. O coronel da reserva Paulo José Bezerra falou nesta quinta-feira na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Quem disse que essa ordem teria partido de Paulo José foi o coronel da PM, Marcelo Casimiro, responsável pela operação no dia 8 de janeiro. Á CPI dos atos antidemocráticos, o coronel da reserva Paulo José disse que o colega mentiu.

Paulo José disse que não foi convidado para reuniões sobre as manifestações que estavam sendo anunciadas. Segundo o policial militar, a responsabilidade pelo planejamento não era do DOP, porque as manifestações eram consideradas pequenas.

Na véspera dos atos golpistas, a Polícia Federal solicitou uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública sobre o risco das manifestações. A partir dali, o Protocolo de Ações Integradas deveria ter sido refeito, disse o coronel.

O coronel Paulo José negou que estivesse em grupos em que integrantes da cúpula da Polícia Militar trocavam mensagens de golpe de estado. O coronel foi preso em operação da Polícia Federal em 18 de agosto.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo