Operação faz busca e apreensão para recuperar armas do Exército

Publicado em 31/10/2023 - 17:57 Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

Em operação conjunta, militares do Exército e agentes da Polícia Militar cumpriram hoje mandados de busca e apreensão em residências em Guarulhos, na Grande São Paulo. O objetivo da ação foi recuperar as quatro metralhadoras ainda desaparecidas, do lote de 21 armas furtadas em setembro, do Arsenal de Guerra de Barueri, também na região metropolitana.

A operação aconteceu entre as 6h e às 9h desta terça (31), em casas consideradas suspeitas, no Jardim Vila Galvão.  No entanto, não foram localizadas armas nem realizadas prisões.

Em nota, o Exército informou que vai permanecer no esforço de recuperar, o mais rapidamente possível, as armas retiradas ilegalmente. Apesar de ser considerado obsoleto e sem serventia pela corporação, o armamento roubado tem calibre para derrubar aeronaves. 

Um dos suspeitos de participação direta no furto, o cabo do Exército Vagner Tandu, de 24 anos, voltou ao trabalho nessa segunda-feira. O Comando Militar do Sudeste tinha pedido a prisão preventiva dele, na última quinta-feira. Ele faltou ao trabalho naquele dia, e se reapresentou ao quartel na sexta-feira, com um laudo psiquiátrico e um pedido de licença do serviço. O pedido foi negado pela perícia médica militar. Mas, como se apresentou nessa segunda-feira e trabalhou normalmente no quartel, não é considerado foragido.

Tandu é suspeito de ter usado um carro oficial para retirar o armamento de guerra do Arsenal sem levantar suspeitas. Isso porque ele trabalhava como motorista do então diretor do arsenal, tenente-coronel Rivelino Batista. O cabo também é investigado pela participação do corte de energia do Arsenal, com a ajuda de outros cinco militares, o que impediu que as câmeras de segurança registrassem a saída das armas.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo