Operação no RJ causa prejuízo de R$ 18 mi ao crime organizado

Publicado em 10/10/2023 - 21:00 Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A mega operação das forças de segurança do estado do Rio de Janeiro causou um prejuízo de R$ 18 milhões ao crime organizado em dois dias, segundo o governo do estado. Onze pessoas foram presas durante a ação, não há registro de feridos ou mortos. 

Nesta terça-feira (10), agentes atuaram em oito comunidades do complexo de favelas da Maré, na zona norte, e também na cidade de Deus, na zona oeste.  Nessa segunda etapa da Operação Maré, foi devolvida à comunidade uma piscina de um complexo esportivo na Vila do Pinheiro, na Maré, que vinha sendo usada por traficantes.  

As equipes também descobriram duas residências, uma utilizada para a produção de Skank e outra com estufas de maconha, além de um galpão usado para clonagem de veículos. Nos dois dias, 36 toneladas de barricadas foram removidas. 

Na avaliação do coordenador da CORE, Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, Fabrício Oliveira, a operação foi bem sucedida. 

O secretário de polícia civil, José Renato Torres, explicou que as ações simultâneas são importantes para inibir a migração de criminosos para outras comunidades.  

De acordo com o balanço do governo do estado, nos dois dias da mega operação, 93 veículos foram recuperados, agentes apreenderam um laboratório de refino de drogas e outro local de armazenamento e preparo, 100 kg de pasta base de cocaína, mais de meia tonelada de maconha, além de três fuzis, dois simulacros, diversos artefatos, rádios comunicadores, carregadores e munições. 

A Operação também está atuando nos presídios com bloqueio de sinais de celulares e apreensão de 58 aparelhos.  

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo