GLO: 1.900 militares da Marinha vão atuar nos portos e aeroportos

Publicado em 06/11/2023 - 21:59 Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Marinha está preparada para possíveis reações de criminosos às operações da GLO, Garantia da Lei e da Ordem, em portos e aeroportos. Segundo o vice-almirante Renato Ferreira, comandante da Área de Operações, as Forças Armadas brasileiras estão alinhadas ao combate moderno e o uso da força vai depender da análise de cada situação.

A operação começou nesta segunda-feira (6) em portos da cidade do Rio, de Itaguaí e de Santos. Estão sendo realizadas inspeções e ações de patrulha naval com foco no tráfico de drogas e armas por facções criminosas atuantes nos dois estados. 

Além dessas ações, Comitê composto por PF, PRF, Receita Federal e outras instituições estão atuando de forma integrada nas ações, como explica o almirante Renato Ferreira. 

O delegado regional executivo da PF, João Garrido, afirmou que haverá aumento do quadro dos agentes que atuam no policiamento ostensivo marítimo, que vai contar ainda com o acréscimo de algumas tecnologias.   

A Marinha do Brasil está empregando 1.900 militares, além de 126 meios navais e aeronavais na operação. O Rio de Janeiro concentra o maior contingente que está voltado para o patrulhamento da Baía de Guanabara. A operação de GLO tem previsão de término em maio do ano que vem. 

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo