SP: operação prende 24 pessoas em central telefônica acusada de golpes

Publicado em 08/12/2023 - 14:33 Por Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

No centro de São Paulo, 24 pessoas foram presas por operar uma central telefônica para aplicar golpes.

De acordo com investigação da Polícia Civil de São Paulo, os golpistas se identificavam como funcionários de grandes empresas de telefonia e entravam em contato com comerciantes informando que seria necessário a renovação do cadastro sem qualquer custo. Eles enviavam documentos para assinatura e prometiam melhorar o posicionamento do negócio das pessoas em sites de busca.

No entanto, esse serviço não era cumprido. Além disso, os golpistas cobravam uma taxa de quase R$ 400 por mês das vítimas. Diversos boletins de ocorrência foram feitos, em que as vítimas informaram que foram induzidas ao erro no fornecimento de dados e assinaturas do contrato.

No local da prisão, foram apreendidos 11 computadores, além de celulares, máquinas de cartão e documentos. Os 24 suspeitos presos vão responder por estelionato e associação criminosa. Cada um deles teve sua fiança fixada em R$ 1,3 mil.

Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo