Carnaval de São Paulo terá reforço de 15 mil policiais na segurança

Publicado em 30/01/2024 - 17:23 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Para aumentar a segurança dos foliões no Carnaval 2024 e repetir o êxito de 2023, quando houve redução de crimes em São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública paulista anunciou a Operação Carnaval. Haverá reforço de 15 mil policiais militares e seis mil viaturas em todo o estado.  A mobilização começa já neste sábado, dia 3, com o pré-Carnaval. Depois, o efetivo ficará empenhado durante o Carnaval, entre os dias 5 e 16, e também no pós-Carnaval, no fim de semana dos dias 17 e 18. 

Uma das modalidades de policiamento será a de aproximação, em que policiais a pé vão circular por locais estratégicos e de encontros públicos, para fácil localização, em caso de ajuda. Também haverá agentes à paisana, misturados ao público, em trajes civis, para observar atitudes suspeitas e evitar crimes.

Um aplicativo vai permitir que os policiais comuniquem imediatamente à central da PM, quando precisarem reforço. O comandante-geral da PM, coronel Cássio de Freitas, explicou como vai funcionar. 

Além do policiamento ostensivo para flagrar roubos e furtos de celular, um dos crimes mais registrados atualmente, a PM vai atuar no combate à receptação dos aparelhos. A corporação treinou agentes para atuar também em casos de importunação sexual.

A Operação Carnaval vai contar também com o apoio da Polícia Rodoviária, para garantir a segurança nos deslocamentos pelas estradas. Também haverá colaboração de agentes da Operação Verão, que já está em andamento no litoral.

Edição: Nádia Faggiani/ Pollyane Marques

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo