Cai o número de mortes causadas por policiais no Rio de Janeiro

Publicado em 26/02/2024 - 16:37 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de pessoas mortas por intervenção de agentes do estado no Rio de Janeiro caiu drasticamente mais uma vez no primeiro mês do ano, em comparação com 2023.

Os 57 óbitos registrados este ano são quase a metade dos 104 ocorridos em janeiro do ano passado. Esse índice se refere às pessoas que foram mortas por algum agente de segurança em serviço, o que antigamente era chamado de auto de resistência.

As quedas em comparação com o ano anterior têm sido consistentes desde maio do ano passado, coincidindo com a instalação de câmeras nos uniformes dos policiais militares, que começou no mesmo mês e avanços gradativamente.

Hoje, mais de 12.700 câmeras monitoram o trabalho dos agentes de todos os batalhões do estado, incluindo os grupamentos especializadas.

O Bope, Batalhão de Operações Especiais, que é uma unidades mais letais, começou a usar as câmeras agora em janeiro. Os equipamentos captam a rotina dos agentes de forma ininterrupta, e não podem ser retirados ou pausados pelos policiais.

Todas as imagens são armazenadas por 60 dias em uma Central, de onde também podem ser vistas em tempo real. De acordo com a Secretaria de Polícia Militar, o material está disponível para a requisição de órgãos de controle como a Defensoria Pública e o Ministério Público.

No entanto, em agosto do ano passado, a Defensoria denunciou que recebeu imagens manipuladas, direcionadas para fora do ponto de ação, ou com a câmera obstruída. A PM diz que casos de mau uso do equipamento são investigados.

A diminuição das mortes por intervenção de agentes do estado impactou bastante o índice geral de letalidade violenta do estado, que em janeiro chegou ao menor número desde 2016. Foram 317 vítimas, contra 375 no ano passado.

Além dos casos de mortes por intervenção, esse indicador engloba os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas por morte.

Edição: Editora web: Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo