Diminui o número de policiais no Brasil nos últimos dez anos

Publicado em 27/02/2024 - 21:21 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O contingente das forças policiais estuduais encolheu entre 2013 e 2023. O número está em um novo estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (27).

O documento faz um raio-x das forças de segurança pública no Brasil. O país possuía, em 2023, um efetivo de quase 800 mil profissionais da segurança pública em 1.595 órgãos federais, estaduais, distritais e municipais.

A maior força é da Polícia Militar, com mais de 400 mil homens e mulheres. Na sequência, vem a Polícia Civil, com cerca de 96 mil.

Apesar dos números, o documento revela que entre 2013 e 2023, as forças policiais estaduais encolheram: 6,8% no caso das PMs e 2% no caso das polícias civis.

De acordo com o coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques, essa redução é preocupante.

"É uma redução preocupante. Tendo em vista que nesse período de 10 anos não só a população brasileira cresceu significativamente como também diversificaram-se as dinâmicas criminais com as quais as polícias têm que lidar", explicou o coordenador. 

De acordo com o estudo, essa redução nos efetivos teria pressionado os prefeitos a criarem guardas municipais. Elas cresceram 35,7% de 2014 a 2023. E o efetivo em 2023 chegou a 95 mil.

Outro dado mostra que, em 2023, não estavam efetivamente ocupadas quase 30% das vagas para policiais militares e 47% das vagas para policiais civis em todo o país. Ou seja, há uma falta  desses profissionais em todo o Brasil: quase 56 mil civis e 180 mil militares.

Além disso, as polícias militares ainda enfrentam um problema estrutura, como explicou o coordenador do fórum, David Marques.

"Quando a gente olha para a pirâmide dos postos da Polícia Militar, em diversos estados, a gente encontra hoje mais sargentos do que cabos e soldados que são posições hierarquicamente inferior a do sargento. Ou seja, nós temos mais pessoas em determinadas posições de comando do que sendo comandadas. O que é bastante questionável do ponto de vista de gestão e de necessidades do trabalho", analisa Marques. 

O documento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública também mostra que o Brasil tem, em média, dois policiais militares para cada 1000 habitantes.

O estudo revela ainda que em 17 das 27 unidades federativas o número de PMs é superior a essa média.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a proporção média vai de 1,8 a 2,6 por 1000 pessoas.

De acordo com o relatório, o Amapá tem a maior relação média: 4,2 por 1000. E Santa Catarina, a menor: 1,3 PMs por 1.000 pessoas.

Mas, o estudo destaca que o Amapá, mesmo com a maior proporção de policiais, é o mais violento do país, com 50,6 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes.

Enquanto Santa Catarina tem a segunda menor taxa de mortes violentas, 9,1 por 100 mil, mesmo tendo a menor proporção de PMs.

Já o salário médio dos policiais, em geral, é 50,9% maior em relação aos demais servidores públicos dos estados e do Distrito Federal, passando de 9 mil reais.

Só que na França, por exemplo, o rendimento dos policiais é 78% maior; e nos Estados Unidos, quase 40% maior.

Nesse quesito, o Brasil ainda fica atrás da Alemanha, do Canadá, da Inglaterra, de Portugal e do Chile. 

Em nota, o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, sargento Lima, disse que o resultado como a segunda menor taxa de mortes violentas no Brasil, mesmo tendo a menor relação de PMs por habitantes do país, deve-se ao emprego da tecnologia na segurança, aos concursos feitos conforme a necessidade do estado, aos investimentos em infraestrutura - como saneamento básico - e em educação. Segundo o secretário, isso já diminui de forma significativa a violência. 

Nós buscamos um posicionamento do Estado do Amapá, mas até o fechamento desta reportagem, nós não recebemos retorno. 

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo