Marcelo Câmara seria responsável por inteligência paralela, aponta PF

Publicado em 09/02/2024 - 16:30 Por Jacson Segundo*- da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 09/02/2024 - 19:42

Um suposto sistema paralelo de inteligência no governo de Jair Bolsonaro monitorou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. E de acordo com as investigações da Polícia Federal, o responsável por essa tarefa era o coronel da reserva Marcelo Costa Câmara. As informações estão na decisão que autorizou a operação Hora da Verdade (Tempus Veritatis), que significa Hora da Verdade, deflagrada nesta quinta-feira (8).

O coronel Câmara foi um dos presos pela polícia. Ele era um dos assessores mais próximos de Bolsonaro e tinha formação nas Forças Especiais do Exército.

No dia 15 de dezembro de 2022, Câmara enviou uma mensagem a Mauro Cid com o itinerário de uma pessoa alvo do monitoramento. Dizia que essa pessoa havia viajado pra São Paulo no dia 15 de dezembro e voltaria pra Brasília para a posse.

Os investigadores constataram que as viagens do ministro Alexandre de Moraes batiam com as da pessoa vigiada pelo grupo. Chamou a atenção que Marcelo Câmara já tinha o itinerário exato do ministro pelos 15 dias seguintes. Isso indicaria acesso a informações privilegiadas e ações de vigilância de nível avançado, inclusive com uso de tecnologia fora do alcance das autoridades de controle.

Na avaliação dos policiais, como a minuta de decreto golpista previa a prisão de Moraes, o acompanhamento dos movimentos dele demonstra que o grupo tinha a real intenção de aplicar o golpe de Estado no país.

O advogado do coronel Câmara, Eduardo Kuntz, disse que teve acesso parcial aos áudios e que vai estudá-los durante o Carnaval. Também disse que pretende fazer o pedido de soltura do coronel na quinta-feira (15), quando for retomada a atividade no STF. 

*Reportagem de Gabriel Brum 

Edição: Jacson Segundo/ Pollyane Marques

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo