Megaoperação contra facção criminosa no Rio deixa sete mortos

Publicado em 27/02/2024 - 17:02 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Desde as primeiras horas desta terça-feira (27), as Polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro estão mobilizadas em uma megaoperação para prender lideranças e integrantes da maior facção criminosa do estado. O grupo é apontado como responsável pela maioria dos ataques armados com vistas à expansão territorial nas Regiões Norte e Oeste da Capital, na Baixada Fluminense e em algumas cidades do interior.

Até agora, estão confirmadas ao menos sete mortes de homens apontados como traficantes nas comunidades dos Complexos da Maré, Alemão e da Penha, na Zona Norte. As ações, que também têm como alvo a repressão aos roubos de carros, acontecem em outras sete comunidades da região, além da Cidade de Deus, na Zona Oeste. Dois Policiais Militares ficaram feridos e, segundo a corporação, o quadro deles é estável.

O balanço parcial aponta que foram apreendidos cinco fuzis, três pistolas, sete rádios, um veículo roubado e entorpecentes.

Por conta das operações, alunos dessas regiões não puderam ir à escola. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, no Complexo da Penha, 16 escolas suspenderam as atividades, prejudicando cerca de cinco mil estudantes.

No Complexo do Alemão, 20 unidades ficaram fechadas, deixando sem aulas mais de sete mil alunos.

Também houve impacto no funcionamento de unidades de saúde da região, que tiveram atividades suspensas ou funcionaram parcialmente.

Cento e trinta mil usuários de 15 linhas de ônibus tiveram seu direito de ir e vir comprometido devido às operações policiais.

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo