PF investiga licitações feitas durante a pandemia de covid-19

Publicado em 27/02/2024 - 16:27 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Agentes da Polícia Federal realizam operação para apurar possíveis irregularidades em licitações durante a pandemia da covid-19, em 2020. A suspeita é de superfaturamento de mais de R$ 1,5 milhão.

Na ação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na cidade de Alto Alegre, em Roraima; na capital do estado, Boa Vista e em Manaus, no Amazonas. 

De acordo com as apurações da PF, os investigados seriam responsáveis por irregularidades em processo licitatório realizados entre a Prefeitura de Alto Alegre, em Roraima, e a empresa contratada para prestar serviços de desinfecção de superfícies e ambientes sujeitos à contaminação da covid-19. 

As investigações indicam sobrepreço e superfaturamento nos itens contratados.

Os recursos para pagamento da empresa foram disponibilizados pelo Fundo Nacional de Saúde, do Governo Federal.

Foi determinado o bloqueio de valores e sequestro de bens dos investigados, a proibição de ocupar cargo público, frequentar a sede da Prefeitura de Alto Alegre e outros órgãos públicos vinculados à gestão municipal. Além disso, foi determinada a suspensão do exercício das atividades das empresas envolvidas pelo prazo de 180 dias.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de fraude ao caráter competitivo da licitação, fraude à licitação, lavagem de capitais e organização criminosa.

Edição: Sâmia Mendes / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo